As ilhas no sul do Japão de Amami Oshima, Tokunoshima e Iriomote, assim como a Região Yanbaru no norte de Okinawa, devem se tornar o mais novo local de Patrimônio Mundial Natural da UNESCO em julho de 2021.
Esse será o 5º local de Patrimônio Mundial Natural do Japão.
As áreas sob consideração estão todas na cadeia de ilhas subtropicais Nansei, que se estendem entre Kyushu e Taiwan e fazem parte das províncias de Okinawa e Kagoshima.
As ilhas foram separadas do continente e de outras massas de terra há milhões de anos e, portanto, abrigam um número significante de animais e plantas endêmicos e raros, incluindo o leopardo de Iriomote, o coelho de Amami e o rail (espécie de pássaro) de Okinawa.
As áreas consideradas para adição:
Província de Kagoshima
Ilha Amami Oshima
Amami Oshima atrai visitantes com suas belas praias de areia branca e águas quentes, assim como seus mangues e vários animais únicos e plantas.
Ilha Tokuno (Tokunoshima)
Localizada no sul de Amami Oshima, Tokunoshima é visitada devido as suas praias relativamente desertas e seu estilo de luta de touros, assim como o anual triatlo de Tokunoshima.
Província de Okinawa
Região Yanbaru
A Região Yanbaru forma o extremo norte da ilha de Okinawa. Comparada com a parte sul urbanizada da ilha, Yanbaru é significantemente menos desenvolvida e mais rural. A região ostenta uma abundância de colinas subtropicais e vida selvagem endêmica.
Ilha Iriomote
Iriomote é amplamente não desenvolvida, com cerca de 90% de sua terra coberta por floresta densa e mangues. As atrações dessa ilha têm base em tours no meio da natureza abundante de Iriomote incluindo canoagem, pesca, snorkeling e hiking.
Fonte: Japan Guide