De acordo com o NIID-Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão, cerca de 3 mil instituições médicas pediátricas em todo o país relataram 7.818 pacientes com diagnóstico de infecção pelo VSR-vírus sincicial respiratório, em apenas uma semana, até 30 do mês passado.
Olhando para o número de pacientes no mesmo período desde 3 anos atrás, quando começou-se a investigar, foram 949 pacientes em 2018, 1.028 em 2019 e 13 pacientes em 2020.
O número de pacientes este ano é cerca de oito vezes maior do que há três anos e 600 vezes mais, comparado ao ano anterior.
O VSR infecta crianças até os 2 ou 3 anos de idade e se espalhou desde o verão nos últimos anos, mas no ano passado não foi prevalente durante todo o ano.
Acredita-se que isso se deva ao fato de que mais pessoas estão usando máscaras como medida preventiva ao novo coronavírus e que muitas creches estiveram temporariamente fechadas.
Os especialistas suspeitam que a infecção está se espalhando rapidamente, já que muitos bebês e crianças pequenas estão sem imunidade à doença respiratória causada por esse vírus.
“Se seu filho está se sentindo sufocado ou não tem apetite, consulte uma instituição médica o mais rápido possível”, recomendou o médico especializado em saúde pública Yugo Shobukawa, da Universidade de Niigata.
A infecção por esse vírus pode ser a causa de pneumonia e bronquiolite.
Fonte: NHK