Japão doará 1 milhão de doses de vacina contra coronavírus ao Vietnã na quarta-feira (16), disse o Ministro das Relações Exteriores Toshimitsu Motegi.
Tóquio também está considerando doar quantidades de vacinas contra Covid-19 para a Indonésia, Malásia, Filipinas e Tailândia em julho, disse Motegi em uma coletiva de imprensa na terça-feira (15).
O fornecimento da vacina desenvolvida pela britânica AstraZeneca e produzida sob licença no Japão veio em resposta a um pedido do Vietnã. Ele segue uma doação do Japão de 1,24 milhão de doses a Taiwan no início do mês.
O Vietnã vem enfrentando um ressurgimento de infecções desde abril, com suas autoridades da saúde reportando uma variante híbrida que combina características de cepas detectadas pela primeira vez no Reino Unido e Índia.
Enquanto o Japão tenha garantido vacinas da AstraZeneca suficientes para 60 milhões de pessoas e aprovado seu uso no mês passado, ele não tem a intenção de usá-las imediatamente em programas de inoculação pública devido a casos raros de coágulos sanguíneos reportados no exterior.
Fonte: News and Culture