O governo japonês adotou uma política na terça-feira (15) para fortalecer o suporte a residentes estrangeiros que podem enfrentar dificuldades em receber as vacinações contra coronavírus, junto com municípios locais.
Sob a política, o governo aumentará a assistência a estrangeiros que têm dificuldades em entender o que fazer com os cupons de vacinação enviados a eles pelos municípios responsáveis pelas campanhas de inoculação e aqueles que não sabem como entrar em contato com os municípios.
O governo também promoverá o compartilhamento de informação multilíngue sobre medidas contra a propagação do coronavírus.
O suporte mais forte de vacinação está entre 10 novas medidas adicionadas ao existente pacote de política do governo destinado a facilitar as vidas diárias de estrangeiros que podem não estar acostumados com a cultura e costumes japoneses.
O pacote foi originalmente criado em dezembro de 2018, antes do Japão ter iniciado um novo sistema de visto em abril de 2019 para abrir formalmente suas portas a operários em meio a uma grave escassez de mão de obra. Ele é revisado todos os anos e agora cobre 197 políticas.
Desde o fim de 2020, no total, havia cerca de 2,89 milhões de residentes estrangeiros no Japão.
Fonte: Mainichi