O MOD-Ministério da Defesa do Japão decidiu expandir o público-alvo para receber a vacina contra o novo coronavírus nos centros de inoculação em grande escala para a faixa dos 18 aos 64 anos.
As reservas são aceitas a partir de quarta-feira (16) para início da vacinação no dia seguinte.
“Decidimos expandir a meta para pessoas com mais de 18 anos que já tenham recebido os tíquetes de vacinação”, disse o Ministro da Defesa, Yasuhide Nakayama.
Explicou que a demanda das pessoas com 65 anos ou mais está chegando ao fim e abriram muitas vagas após a abolição das restrições regionais.
Os centros de vacinação em larga escala foram instalados em Tóquio e Osaka.
As reservas são aceitas pelas páginas web (Tóquio e Osaka) e LINE a partir de quarta-feira. Para quem não está familiarizado com essas tecnologias pode fazê-la por telefone: 0570-060-221 (Osaka) e 0570-056-750 (Tóquio).
Em Aichi e Gifu
A província de Aichi não tem um centro de vacinação em larga escala criado pelo governo do país, mas dispõe de um instalado no Aeroporto de Nagoia, em Toyoyama.
Por enquanto, somente algumas cidades começaram a inocular pessoas de outras faixas etárias, além dos idosos acima de 65 anos. É o caso da cidade de Komaki, a qual iniciou a vacinação dos adolescentes, com idade acima dos 12 anos, alunos do ginásio e colegial, como alvo prioritário.
Embora esteja enfrentando protestos de uma pequena parcela preocupada com a segurança e as consequências, o prefeito de Komaki reiterou que a vacinação é voluntária.
A cidade de Gero (Gifu), a qual tem o turismo como base econômica, decidiu incluir os trabalhadores do setor hoteleiro como alvo da vacinação prioritária.
Até segunda-feira (14) o país já ministrou 25 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus (25.038.536). A média diária nos últimos dias está na faixa das 600 a 800 mil doses, mas a meta do governo é de chegar a 1 milhão por dia.
Fontes: MOD, News Digest, JNN e Chunichi