Perda do olfato e paladar em recuperados da Covid-19 (banco de imagens)
Sessenta e um por cento dos recuperados de Covid-19 em hospitais ou em instalações de recuperação no Japão disseram que sofreram perda de paladar ou olfato, descobriu uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde.
Publicidade
A pesquisa feita pelo ministério visou 251 indivíduos que foram hospitalizados ou estavam se recuperando em instalações designadas após testarem positivos para o coronavírus.
Enquanto 61% dos entrevistados tenham perdido o paladar ou olfato, 60% afirmaram que seus sentidos de olfato voltaram dentro de um mês, e 84% disseram que o paladar melhorou também em um mês.
Um estudo separado encontrou indivíduos com sintomas de fadiga e problemas respiratórios, assim como declínio em suas habilidades para pensar e se concentrar, mesmo após seis meses terem passado desde seus diagnósticos.
Os resultados foram reportados durante uma reunião do conselho consultor do ministério em 16 de junho.
De acordo com o relatório final compilado pelo professor Takaki Miwa da equipe de pesquisa da Universidade Médica de Kanazawa, dos 251 pacientes de Covid-19 com sintomas leves a moderados, ou nenhum sintoma, que estavam hospitalizados ou se recuperando em acomodações, 37% reportaram sintomas de perda de paladar e olfato.
Um total de 20% confirmou perder somente o sentido do olfato, enquanto 4% se queixou de perda do paladar.
Fonte: Mainichi