O Japão planeja aprovar a vacina contra Covid-19 desenvolvida pela britânica AstraZeneca Plc para inoculações de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, disseram fontes do governo na terça-feira (22).
O Ministro da Saúde, Trabalho e Bem-Estar garantiu a aprovação rápida para a vacina em maio, mas indicaram na época que não tinham a intenção de usá-la imediatamente devido a casos raros de coágulos sanguíneos reportados no exterior.
Entretanto, alguns especialistas na área da saúde disseram que a vacina “não deveria ser excluída como uma opção”, visto que sua eficácia foi confirmada no Reino Unido e em outros países onde um número significante de doses foi administrado.
Um painel do ministério discutirá sobre a faixa de idade elegível para a vacina em uma reunião no dia 30 de junho, enquanto leva em consideração a situação no exterior, disseram as fontes.
Ao contrário das vacinas contra Covid-19 desenvolvidas pelas farmacêuticas dos EUA, Pfizer e Moderna, ambas as quais usam uma nova tecnologia chamada mensageiro RNA, a da AstraZeneca usa uma versão inócua de um vírus comum da gripe.
A vacina da AstraZeneca provou ser 70% eficaz contra o vírus, ligeiramente inferior às outras duas, mas ela tem a vantagem de ser facilmente armazenada e é produzida sob licença no Japão.
Fonte: News and Culture