O Ministério da Saúde do Japão disse que desde 13 de junho ele tinha confirmado 11 casos de pessoas com inflamação cardíaca após receberem a vacina da Pfizer no país.
Segundo o ministério, as idades dessas pessoas variam de 25 a 72, e que uma mulher de 72 anos morreu, acrescentando que é impossível determinar se há uma ligação entre a vacinação e sua morte.
Nove pessoas desenvolveram miocardite ou pericardite após receberem suas segundas doses e que oito eram homens, disse o ministério.
Os números do ministério mostram que cerca de 1 em 1,56 milhão de pessoas tinham tais condições, enquanto mais de 17 milhões haviam sido vacinadas com doses da Pfizer no Japão.
Nenhum caso de inflamação cardíaca havia sido reportado desde 13 de junho entre pessoas que receberam a vacina da Moderna.
Nenhuma preocupação grave de segurança foi confirmada até agora, disse o ministério, citando que os benefícios da vacina da Pfizer superam os riscos.
O ministério já decidiu continuar o uso da vacina, enquanto monitora de perto informação no Japão e no exterior.
Ele também disse que há uma possibilidade de que a vacinação com doses da Pfizer aumenta o risco de homens jovens sofrerem inflamação cardíaca, embora diga que ligações precisas são difíceis de provar.
O ministério está pedindo às pessoas que se consultem com um médico caso sentirem dores no peito ou com dificuldades para respirar.
Fonte: NHK