Mais quatro casos anteriormente não reportados de infecções por Covid-19 foram confirmados entre atletas e afiliados estrangeiros que entraram no Japão para as Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio, soube o jornal Mainichi pelo Secretariado do Gabinete.
Esses casos somam-se a dois outros recentemente reportados entre membros da delegação olímpica de Uganda.
De acordo com o Secretariado do Gabinete, os atletas e pessoal relacionados que estavam infectados com coronavírus após chegarem ao Japão eram um da França em fevereiro, um do Egito em abril, um do Sri Lanka em maio e um de Gana em junho.
A maioria dos casos foi confirmada na quarentena do aeroporto imediatamente após a chegada, mas o casos do indivíduo de Sri Lanka só se tornou conhecido cinco dias após chegar ao Japão – o mesmo tempo que levou para detectar o vírus em um dos membros da equipe de Uganda.
Atualmente, o governo está em princípio recusando novas entradas de estrangeiros de todos os países e regiões. Em circunstâncias especiais, garantidas por questões humanitárias ou devido a outras considerações, indivíduos têm permissão para entrar, mas eles devem atender a certas exigências, como ficar em instalações específicas por um período de isolamento de 14 dias.
Contudo, atletas olímpicos e paralímpicos, assim como seu pessoal associado, podem ser isentos das exigências sob regras especiais.
Espera-se que até o fim das Olimpíadas e Paralimpíadas, cerca de 70 mil pessoas terão entrado no Japão em conexão com os Jogos.
Fonte: Mainichi