Imagem: Weather News
Na madrugada de terça-feira (29), foi emitido o “alerta excepcional para chuvas” para a ilha principal de Okinawa. O governo emitiu ordem de evacuação para 59.000 pessoas e pede cautela para desastres naturais como deslizamentos de terra.
Publicidade
Devido à atividade da frente fria da temporada de chuva, nuvens que se desenvolveram desde o amanhecer pairaram linearmente na ilha principal de Okinawa, causando fortes chuvas.
A Agência Meteorológica do Japão emitiu pela primeira vez o “alerta excepcional para chuvas“ desde o início do uso do término devido à ocorrência de uma zona de precipitação linear e ao risco crescente de desastres naturais.
Na cidade de Nago, foi registrada uma chuva recorde, com cerca de 160 mm de precipitação por 3 horas.
A ordem de evacuação equivalentes ao nível de alerta 4 foi emitida para 24.874 famílias, ou 59.313 pessoas, residentes na parte sul da ilha principal.
Na ilha principal de Okinawa, o pico das fortes chuvas está passando, mas há o risco de desastres como deslizamento de terra e inundações ocorrerem. As autoridades pedem para a população terem cuidado e conferir as informações recentes.
Fonte: ANN