No domingo (27), a cidade de Minokamo (Gifu), iniciou a inoculação preferencial da vacina contra o novo coronavírus para os cidadãos estrangeiros de 42 a 46 anos.
Como a taxa de infecção dos residentes estrangeiros foi alta na 4ª onda, foi implementada como uma medida para prevenir a propagação.
Segundo o governo local, os estrangeiros representaram cerca de 60% dos infectados na cidade, no período de 1.º de abril a 12 de junho.
Os estrangeiros dessa faixa etária entraram na lista dos prioritários junto com os professores da pré-escola e profissionais da educação.
As vacinas excedentes serão remanejadas para os idosos, a fim de melhorar a difícil situação do atendimento médico.
No domingo, cerca de 200 estrangeiros, entre brasileiros e filipinos, foram inoculados no Ginásio Ichinishi, em Nishi-machi. Ao todo, 12 funcionários, fluentes em português ou inglês, estiveram no local para ajudar a eliminar a barreira do idioma.
Em Kani
A cidade vizinha de Minokamo, Kani, também com uma parcela da população composta por estrangeiros, irá providenciar 4 locais para a vacinação, todos centros de saúde.
Deverá iniciar em meados de julho e nesses locais alocará intérpretes e também contará com as empreiteiras locais para o transporte dos trabalhadores até um desses centros.
Fontes: Chunichi, Nagoya TV e Gifu Shimbun