Segundo a previsão da Agência Meteorológica do Japão (JMA), até o sábado (3) cairá pancadas de chuvas nas regiões próximas ao Pacífico, elevando o risco de deslizamento de terra e inundações.
As autoridade pedem para a população evacuarem e garantirem sua segurança antes que algum desastre aconteça. A JMA explica que ventos úmidos e quentes estão soprando em direção à frente atmosférica estacionada na costa sul do arquipélago principal. Devido a esse fenômeno, nuvens carregadas de chuva estão se formando nas regiões próximas ao Pacífico.
Às 8h de sexta, foi confirmada uma chuva pesada de 31mm por hora na cidade de Okazaki (Aichi). A previsão indica que chuvas de 50mm por hora deverão cair em diversas regiões. Até a manhã de sábado, no intervalo de 24 horas, espera-se que chova 250mm em Tokai, 200mm em Kanto, 180mm em Kinki e 120 em Kyushu e nas Ilhas Amami.
Até a manhã de domingo, a previsão é de 100mm a 150mm em Tokai e Kinki, e 50 a 100m em Kanto no período de 24 horas.
As autoridades emitiram o alerta de deslizamentos de terra em Shizuoka, Kagoshima e Ilhas Izu. A JMA alerta para deslizamento de terra, inundações, enchentes de rios e rajadas de ventos.
Fonte: NHK