A província de Shizuoka continua a enfrentar um risco de mais desastres, após ser atingida pelos deslizamentos mortais durante o fim de semana.
Um alerta contra deslizamentos continua em vigor para a cidade de Atami na província.
Segundo a Agência de Meteorologia do Japão – AMJ, desde 30 de junho a província de Shizuoka e a região Kanto já registraram mais chuva que teriam normalmente durante todo o mês de julho.
A AMJ diz que nuvens de chuva se desenvolveram e emergiram sobre áreas limitadas, principalmente ao longo da costa do Mar do Japão nas regiões Hokuriku e Chugoku.
Pelo menos 30mm de chuva por hora e trovoadas estão previstas para o oeste do Japão até o fim da tarde desta segunda-feira (5) e para o leste do arquipélago durante a noite.
No período de 24 horas, um máximo de 80mm de chuva é esperado nas regiões Hokuriku, Sanin e Tokai e um máximo de 50mm no norte de Kyushu.
A AMJ faz alerta em relação a deslizamentos, inundações em áreas baixas e transbordamento de rios.
As pessoas estão sendo orientadas a verificarem informações divulgadas pelos municípios e previsões do tempo, para que elas possam evacuar rapidamente e tomar outras medidas de segurança se necessário.
Fonte: NHK