Uma controversa exibição de arte na cidade de Nagoia (Aichi) destacando trabalhos com alegadas mensagens anti-Japão foi fechada na quinta-feira (8) por repetidas ameaças, dois dias após a abertura.
Um pacote contendo bombinhas foi enviado a uma galeria em Nagoia onde a exibição intitulada “After Freedom of Expression” (Após Liberdade de Expressão) estava sendo realizada. Um funcionário que abriu o pacote não ficou ferido, mas a cidade decidiu fechar a instalação pelo resto da semana por razões de segurança.
A exibição, que inclui a estátua de uma menina simbolizando mulheres coreanas que trabalharam em bordéis japoneses militares, era para ser realizada até o domingo (11).
O prefeito de Nagoia, Takashi Kawamura, disse aos repórteres que o pacote, aparentemente, foi enviado por um manifestante e que a exibição precisava ser fechada para garantir a segurança de cidadãos locais.
Os organizadores do evento disseram na quinta-feira que receberam uma carta de ameaça no fim de junho exigindo que a exibição fosse cancelada.
Os trabalhos em exibição também incluíam um filme destacando uma cena onde uma imagem do imperador Hirohito, o avô de Naruhito, é queimada até se converter em cinzas.
Fonte: Japan Today