Tem sido um ano difícil para a indústria da aviação, com muitas aéreas encostando aeronaves por períodos consideráveis em 2020.
Mas como viagens aéreas estão retornando a algumas regiões, a ArilineRatings.com divulga sua lista anual das melhores aéreas, pronta a ajudar viajantes a decidirem qual companhia aérea escolher para suas voltas aos céus.
A agência de classificação de produto e segurança de aviação sediada na Austrália compila seu Airline Excellence Awards baseada em critérios que incluem idade da frota, reviews de passageiros e oferta de produtos. Neste ano, a equipe de editores globais jogaram as respostas da Covid-19 à mistura também.
E então para 2021, há uma nova entrante no primeiro lugar, a Qatar Airways, que subiu no ranking e ultrapassou a ganhadora anterior, a Air New Zealand – que ficou no topo da lista seis vezes nos últimos anos.
Geoffrey Thomas, editor chefe da AirlineRatings.com disse ao CNN Travel que a resposta da Qatar Airways à pandemia foi que selou o negócio.
“A Qatar Airways sempre ficou em alta posição em nossos rankings, conquistando vários prêmios como melhor classe business, mas foi o comprometimento da aérea em manter sua rota amplamente aberta que atraiu os elogios dos juízes – e votos”, diz Thomas.
Thomas também aponta os voos de repatriação da companhia, e seu comprometimento em tornar a experiência de voar na pandemia o mais segura possível.
Influência da pandemia
Normalmente, a AirlineRatings.com anuncia suas aéreas top em novembro, em antecipação ao ano à frente. A pandemia forçou a agência de produtos e segurança da aviação a mudar as coisas.
“Antecipamos o anúncio de 2021 para o mesmo ano devido ao caos da Covid-19 e queríamos ver como a indústria lidaria com a pandemia por um período de tempo mais longo antes de fazer seleções”, explica Thomas.
Veja abaixo as melhores companhias aéreas para 2021
- Qatar Airways
- Air New Zealand
- Singapore Airlines
- Qantas
- Emirates
- Cathay Pacific
- Virgin Atlantic
- United Airlines
- EVA Air
- British Airways
- Lufthansa
- ANA
- Finnair
- Japan Air Lines
- KLM
- Hawaiian Airlines
- Alaska Airlines
- Virgin Australia
- Delta Air Lines
- Etihad Airways
Fonte: CNN