Na quarta-feira (4) o número de pessoas testadas positivo para o novo coronavírus foi histórico, de mais de 14 mil, mostrando que a disseminação está sem freio e generalizada em todo país.
Nesse mesmo dia o governo anunciou que incluirá mais 8 províncias sob as medidas prioritárias – a um passo do estado de emergência. São alvo Fukushima, Ibaraki, Kumamoto, Tochigi, Gunma, Shizuoka, Shiga e Aichi. O período da aplicação é de 8 a 31 deste mês.
Atualmente estão sob essas medidas 5 províncias: Hokkaido, Ishikawa, Quioto, Hyogo e Fukuoka.
Os restaurantes e bares terão expediente reduzido, até 20h, sendo solicitados a não servirem bebidas alcoólicas. Caso o número diário de novos casos caia, o governador poderá permitir servir drinks com álcool.
Variante Delta está substituindo o coronavírus convencional
De acordo com estimativas do NIID-Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, a proporção do vírus mutante Delta, da Índia, chegou a cerca de 90% na região de Kanto e cerca de 60% em Kansai no início deste mês.
Um órgão consultivo do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar apontou na quarta-feira que “o número de pessoas infectadas está aumentando a uma velocidade sem precedentes à medida que a substituição pela variante Delta avança”.
Analisa que a infecção deverá continuar se espalhando, principalmente na região metropolitana.
Fontes: Yomiuri e Chunichi