A farmacêutica japonesa Shionogi & Co planeja buscar aprovação estatal até o fim deste ano para seu medicamento oral destinado a tratamento de Covid-19, na esperança de oferecer tratamento em casa e abrandar a pressão sobre hospitais, disseram fontes da companhia em 6 de agosto.
A empresa sediada em Osaka espera que o medicamento antiviral, o qual passa por ensaios clínicos desde julho, previna que a condição de saúde de pacientes com sintomas leves e moderados piore.
Se aprovado, ele seria o primeiro medicamento oral no Japão para pacientes de Covid-19 com sintomas leves. Atualmente, somente medicamento intravenoso, que precisa ser administrado em hospitais, está disponível para pacientes com sintomas leves no país.
Devido a um rápido aumento nas infecções por coronavírus no Japão, preocupações aumentam em relação a uma escassez de leitos e o crescente número de pacientes que se recuperam em casa, os quais poderiam ver seus sintomas piorarem enquanto não recebem atenção médica apropriada.
A Shionogi também está considerando fornecer o medicamento oral para o exterior e está discutindo o assunto com a Autoridade dos EUA de Desenvolvimento e Pesquisa Biomédica Avançada, disse a fonte.
Enquanto avança com os testes, a companhia espera fabricar medicamento suficiente para 1 a 2 milhões de pacientes no Japão até o fim deste ano, disseram as fontes.
Fonte: Asahi