A Itália colocará nesta semana várias cidades em seu “alerta vermelho” para clima extremo, com o país podendo quebrar sua temperatura recorde.
Visto que a região “derrete” em uma onda de calor mortal, agências do clima dizem que o tempo quente poderia chegar a 48ºC em algumas áreas, levando autoridades a emitirem alertas de incêndios florestais e de saúde.
Isso ocorre em meio a incêndios florestais devastadores na Grécia, Turquia e em outras partes do Mediterrâneo – e quando cientistas emitiram um alerta histórico sobre escala de “código vermelho” de crise climática.
Quatro cidades na Itália seriam colocadas sob o alerta vermelho na terça-feira (10) e oito na quarta-feira (11), divulgou a agência de notícias Ansa.
Ela disse que agências do clima locais previram que as temperaturas poderiam chegar aos 47ºC a 48ºC em partes no sul da Itália e nas ilhas de Sicília e Sardenha no fim desta semana.
Até a quarta-feira (11), 13 cidades incluindo Milão, Florença e Bolonha estarão sob alertas “âmbar”.
Alertas âmbar sinalizam que o clima “pode ter efeitos adversos sobre a saúde da população, principalmente em subgrupos de populações suscetíveis”, enquanto os alertas vermelhos indicam que essas condições de alto risco poderiam permanecer por mais de 3 dias, divulgou o jornal The Local.
Fonte: Metro UK