A multinacional japonesa Panasonic anunciou na quarta-feira (11) que encerrará a produção de TVs e equipamento de áudio no Brasil, após 40 anos com essa linha de negócio em sua fábrica na Zona Franca de Manaus.
A companhia planeja encerrar a montagem de TVs no Brasil em dezembro, dentro do âmbito da “estratégia global” da companhia para manter a “sustentabilidade” de seu negócio, de acordo com uma declaração divulgada para a mídia.
A medida deve levar à demissão de 130 trabalhadores até o fim do ano, que representa cerca de 5% da mão de obra da Panasonic na gigante da América do Sul.
A companhia garantiu na nota que “manterá seu foco em outras linhas de produção, que estão obtendo investimentos significantes”.
Dentro desse âmbito, a unidade de Manaus continuará a operar ao manter a produção de micro-ondas, produtos automotivos e componentes eletrônicos.
A empresa japonesa também tem duas outras fábricas no Brasil, uma no estado de Minas Gerais onde ela produz máquinas de lavar e geladeiras, e uma outra no interior de São Paulo, para a produção de baterias alcalinas e de zinco.
Dessa maneira, a Panasonic segue os passos da Sony, que em março deste ano fechou sua fábrica de TVs, câmeras e equipamentos de áudio, também localizada na Zona Franca de Manaus, após 48 anos nos negócios.
Fonte: Today In 24