A Konica Minolta anunciou que ocorreu uma explosão na fábrica de uma subsidiária que produz toner para multifuncionais por volta das 17h15 de quinta-feira (12), danificando equipamentos de produção, sem feridos.
A explosão ocorreu na fábrica Konica Minolta Surprise, em Tatsuno (Nagano), onde trabalham 44 funcionários.
Houve explosão e incêndio nesta fábrica no dia 6 de julho e, após verificação da causa e tomada de contramedidas, a operação foi retomada no dia 7 de agosto.
Por causa disso, será feita uma inspeção de emergência na planta que fica na cidade de Kofu (Yamanashi), a qual produz o mesmo toner.
Esse foi o segundo incêndio após explosão. O anterior foi por volta das 18h de 6 de julho. A empresa identificou que “a causa foi a eletricidade estática nos equipamentos de produção”, verificou e tomou providências. Mas, menos de duas semanas depois da retomada da produção ocorreu o mesmo.
A volta da operação em Tatsuno ainda não foi definida. Os peritos da polícia vão examinar a causa no sábado (14). É sabido que o incêndio ocorrido em julho durante o processo de secagem do toner foi uma explosão do pó causada por eletricidade estática.
Fontes: Nikkei e IT Media