A Agência de Meteorologia do Japão – AMJ fez um alerta de chuva pesada na região Kyushu, no sudoeste do arquipélago, nesta segunda-feira (16) e em amplas áreas do oeste ao norte do país no dia seguinte e pede às pessoas que fiquem vigilantes em relação a deslizamentos, inundações em áreas baixas, níveis mais altos dos rios e transbordamentos.
De acordo com a previsão da AMJ anunciada na manhã de 16 de agosto, no período de 24 horas até as 6h de terça-feira (17), até 250mm de chuva devem cair no norte de Kyushu, até 200mm no sul de Kyushu e até 120mm na região Shikoku.
Após isso, nas 24 horas até as 6h de quarta-feira (18), entre 200 a 300mm de chuva estavam previstos em algumas áreas no norte de Kyushu e Tokai, entre 100 e 200mm no sul de Kyushu, Shikoku e Chugoku e Kanto-Koshin.
A AMJ reportou uma frente que abrange a central da China até o leste do Japão que cobre a costa sul de Honshu. Segundo a agência, um sistema de baixa pressão havia se desenvolvido sobre a frente acima do Mar do Leste da China e deve seguir em direção ao Mar do Japão até 17 de agosto. Ar quente e úmido fluindo em direção à frente e sistema de baixa pressão estavam criando um clima extremamente instável, disse a AMJ, que também alertou sobre chuva torrencial em algumas áreas.
Do oeste ao norte do Japão, a AMJ pediu que as pessoas fiquem em alerta com o clima extremo como tornados, rajadas de vento e raios.
Fonte: Mainichi