O número de crianças em listas de espera para entrar em creches no Japão desde 1º de abril caiu em 6.805, ou 54,7%, em comparação ao ano anterior para uma baixa recorde de 5.634, queda pelo 4ª ano consecutivo, mostrou uma pesquisa do Ministério do Bem-Estar na sexta-feira (27).
O declínio refletiu um aumento na capacidade das creches e uma diminuição no número de usuários em meio à crise do coronavírus. As solicitações para uso dessas instalações caiu pela 1ª vez desde 1994 quando a pesquisa teve início.
Nenhuma criança estava em listas de espera em 1.429 dos 1.741 municípios do Japão no início de abril deste ano. Enquanto 60% das crianças nas listas estejam na área metropolitana de Tóquio e em outras regiões densamente populosas, o número de municípios com 100 ou mais crianças nas listas caiu de 22 para 4.
O ministério conduziu uma pesquisa com 180 municípios onde o número de crianças nas listas de espera diminuiu em 10 ou mais.
Perguntados sobre as razões para as quedas, 43,3% disseram que o número de solicitantes foi menor do que o esperado. Deles, 74% disseram que um crescente número de pais evitou mandar seus filhos para as creches por preocupações em relação às infecções pelo coronavírus.
Fonte: Jiji