No domingo (29), o MHLW-Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar informou que Okinawa pode retomar a inoculação usando a vacina da Moderna, pois as substâncias encontradas nos 2 frascos já com agulha introduzida eram minúsculas partículas de borracha, da tampa do frasco.
Ao introduzir a agulha na transversal – maneira errônea – devem ter caído essas partículas escuras no frasco. Foi o que concluiu a Takeda Pharmaceutical, distribuidora da Moderna no Japão, depois de analisar os frascos e a vacina, portanto não afeta a qualidade do produto.
Na província de Gunma, uma substância estranha escura foi confirmada no domingo (29), nos frascos da vacina da Moderna, os quais estavam previstos para serem usados.
A suspensão da vacinação afetou 1.579 pessoas no Budokan, em Naha, no sábado e domingo. A vacinação foi retomada na segunda-feira (30) porque nos frascos ainda não utilizados não há nenhuma partícula estranha.
Em relação à substância de cor rosa, a informação é de que “por causa de seu tamanho, não pode ser absorvida por uma agulha de injeção e não é uma substância estranha originalmente contida na vacina. Ainda não começamos a investigar o que é”.
Fonte: Okinawa Times