A Organização Mundial da Saúde – OMS disse que está monitorando uma nova variante de coronavírus conhecida como “Mu”, que foi identificada pela primeira vez na Colômbia em janeiro.
A Mu, conhecida cientificamente como B.1.621, foi classificada como “variante de interesse”, disse o órgão de saúde global na terça-feira (31) em seu boletim semanal de pandemia.
A OMS disse que a variante tem mutações as quais indicam um risco de resistência a vacinas e enfatizou que estudos mais detalhados eram necessários para melhor entendê-la.
Há preocupação disseminada em relação à emergência de novas mutações de vírus, com a altamente transmissível Delta tomando conta, principalmente entre os não vacinados, visto que taxas de infecção estão aumentando novamente no mundo e em regiões onde medidas antivírus foram relaxadas.
Atualmente, a OMS identifica 4 variantes de preocupação da Covid-19, incluindo a Alpha, que está presente em 193 países, e a Delta, em 170 nações.
Cinco variantes, incluindo a Mu, devem ser monitoradas.
Após ser detectada na Colômbia, desde então, a Mu foi reportada em outros países sul-americanos e na Europa.
A OMS disse que sua prevalência global diminuiu para menos de 0.1 por cento entre casos sequenciados. Na Colômbia, entretanto, está a 39%.
Fonte: Japan Today