Portugal disse na quarta-feira (1º) que permitiria a entrada de turistas do Brasil, cerca de 18 meses após o país ter imposto uma proibição sobre viagem não essencial da nação na América do Sul para reduzir a propagação do coronavírus.
Embora brasileiros, que formam a maior comunidade expatriada de Portugal, tivessem acesso permitido para razões como trabalho, família ou saúde, a suspensão da proibição do turismo tem sido muito aguardada.
Portugal está agora aberto para turistas da União Europeia que apresentam o certificado digital de Covid-19 do bloco, assim como os EUA, de onde os visitantes devem apresentar um resultado de teste negativo na chegada.
Viajantes do Brasil agora não precisam mais fazer quarentena, mas devem fornecer um teste com resultado negativo de Covid-19. A mesma regra se aplica a visitantes do Reino Unido, de acordo com o governo.
O Brasil teve mais de 20,7 milhões de casos confirmados de infecções e mais de 580 mil mortes devido ao vírus.
Passageiros de nações como Japão, Austrália, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Nova Zelândia, Singapura e Canadá também poderão viajar a Portugal se apresentarem um teste negativo de coronavírus.
Visitantes do Nepal, Índia e África do Sul ainda precisam fazer quarentena por 14 dias quando chegarem e devem viajar apenas por razões essenciais.
Portugal suspendeu a maioria de suas restrições com um plano de 3 estágios, apoiado por um programa de vacinação rápido e eficiente.
Desde a quarta-feira, 73% da população estava completamente vacinada, mostram dados do ministério da saúde.
Fonte: Nippon