O Comitê Organizador de Tóquio dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos anunciou na quarta-feira (31) que havia descartado um total de cerca de ¥5 milhões de ienes (US$45 mil) em itens incluindo máscaras, batas e desinfetantes que foram preparados como parte de medidas contra o coronavírus, mas não foram usados em nove locais olímpicos.
O comitê organizador explicou que os itens foram jogados, visto que não havia espaço de armazenamento e que os procedimentos para distribuí-los a profissionais na área da saúde levaria muito tempo.
Quando estava sendo feita uma verificação se os itens poderiam ser usados nos Jogos Paralímpicos em 29 de agosto, descobriu-se que eles haviam sido descartados.
Satoshi Yamashita, diretor executivo de operações, pediu desculpas, “lamentamos por não ter preparado espaço de armazenamento, o que resultou em ter que descartar (os itens). Após as Paralimpíadas, será fornecido aos organizadores espaço de armazenamento de organizações incluindo o Governo Metropolitano, e doar o maior número de itens possível“.
Fonte: Mainichi