Um estudo realizado por pesquisadores japoneses sugere que duas doses de uma vacina contra coronavírus tem uma taxa de eficácia de 95% em proteger as pessoas da infecção.
O Instituto Nacional de Doenças Infecciosas – NIID apresentou os resultados preliminares de uma pesquisa em uma reunião de especialistas do Ministério da Saúde na quarta-feira (1º).
Um grupo de pesquisadores entrevistou 1.130 pessoas que tiveram febre e foram a cinco instalações médicas em Tóquio em junho e julho.
Eles dizem que 350 das 914 pessoas que não haviam sido vacinadas, e 46 de 141 que haviam recebido uma dose da vacina da Pfizer ou Moderna, testaram positivo para o coronavírus. Eles descobriram que 3 das 41 pessoas que tinham recebido a segunda dose também testaram positivo.
Baseados nos resultados, o grupo estima que uma dose de vacina é 48% eficaz contra o coronavírus e a eficácia aumenta para 95% duas semanas após uma segunda dose.
O instituto diz que seus dados preliminares são quase idênticos àqueles de resultados de estudos realizados em outros países.
Fonte: NHK