O Brasil, o maior exportador de carne bovina do mundo, suspendeu essas exportações para seu cliente número 1, a China, após confirmar dois casos de uma “atípica” doença da vaca louca (BSE, na sigla em inglês) em duas ocorrências separadas em plantas domésticas, disse o Ministério da Agricultura no sábado (4).
A suspensão é um grande problema para produtores brasileiros, já que China e Hong Kong compram mais da metade das exportações de carne bovina do Brasil.
Os casos foram identificados em fábricas de carne nos estados do Mato Grosso e Minas Gerais, disse o ministério. Ele disse que esses foram o quarto e quinto casos de “atípica” doença da vaca louca que foram detectados no Brasil em 23 anos.
O ministério disse que a doença da vaca louca atípica se desenvolve espontaneamente e não está relacionada a consumir alimentos contaminados. O Brasil nunca teve um caso “clássico” de doença da vaca louca.
O governo brasileiro espera que a suspensão seja retirada rapidamente. O poderoso setor de agronegócios do país é um dos principais condutores da economia.
Fonte: Asia Nikkei