A União Europeia – UE provavelmente removerá o Japão e outros 5 países de sua lista de destinos de viagem seguros, o que significa que visitantes ou pessoas que retornam dessas nações poderiam enfrentar controles mais rigorosos como testes de Covid-19 ou quarentena.
Um comitê de saúde especial da UE propôs remover Japão, Albânia, Armênia, Azerbaijão, Brunei e Sérvia, disseram diplomatas do bloco na terça-feira (7).
Embaixadores da UE, que revisarão a proposta nesta quarta-feira (8), tipicamente seguem as orientações do comitê. Uma decisão normalmente seria formalizada no fim da semana.
A lista busca unificar regras de viagem por todo o bloco de 27 nações, embora não vincule nações individuais da UE, as quais são livres para determinar suas próprias políticas de fronteira.
A Alemanha, por exemplo, já havia adicionado no domingo (5) Albânia, Azerbaijão, Japão e Sérvia a sua lista de “áreas de alto risco” para os quais restrições de entrada mais rigorosas se aplicam.
O número médio de casos diários nos 6 países tem aumentado acentuadamente de menos de 40 por milhão no fim de junho para mais de 100 na semana até 6 de setembro, mostram dados do Our World Data, com a Sérvia registrando 500 ocorrências.
Entretanto, a taxa de casos no Japão caiu nas últimas duas semanas para quase exatamente o mesmo que na Alemanha.
Com as mudanças propostas, a lista de países considerados seguros pela UE seria formada por 12 países, incluindo Austrália, Canadá e Arábia Saudita. Os territórios chineses de Hong Kong e Macau também são considerados seguros.
O bloco ainda permite a entrada da maioria de visitantes de fora da UE que estão completamente vacinados, embora testes e períodos de quarentena possam ser aplicados.
Fonte: MSN