O progresso na campanha de vacinação contra Covid-19 pode ter evitado mais de 8 mil mortes no Japão de pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e poupou mais de 100 mil idosos de infecção por coronavírus em julho e agosto, de acordo com uma estimativa compilada pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar.
O ministério estimou o número de pessoas que teria testado positivo para o vírus em julho e agosto se vacinações na população idosa não tivessem progredido como planejado.
De acordo com as estimativas, que foram reveladas em 6 de setembro em uma reunião do órgão conselheiro de Covid-19 do ministério, o número de infecções entre idosos teria sido cerca de 27 mil em julho e 110 mil em agosto. O número real de casos de idosos foi significantemente menor – cerca de 5,9 mil em julho e 24 mil em agosto.
Similarmente, o número de mortes em julho foi cerca de 1,6 mil a menos do que a estimativa, e em agosto o número real foi de aproximadamente 6,8 mil a menos.
“Embora o número de novos casos continue diminuindo na maior parte das áreas, o número de pacientes de Covid-19 em estado grave continua a um nível alto, colocando forte pressão sobre os serviços médicos”, disse o órgão conselheiro.
Fonte: Yomiuri