O número de dias extremamente quentes todos os anos quando a temperatura chega a 50ºC dobrou desde os anos 1980, revelou uma análise global da BBC.
Elas agora também ocorrem em mais áreas do mundo do que antes, expondo desafios sem precedentes para a saúde humana e como nós vivemos.
O número total de dias com temperatura acima de 50ºC aumentou em cada década desde 1980. Em média, entre 1980 e 2009, as temperaturas passaram de 50ºC em cerca de 14 dias ao ano. O número aumentou para 26 dias ao ano entre 2010 e 2019.
No mesmo período, temperaturas de 45ºC ou mais ocorreram em média em duas semanas extras ao ano.
“O aumento pode ser 100% atribuído à queima de combustíveis fósseis”, disse Friederike Otto, diretor associado do Instituto de Mudança Ambiental na Universidade Oxford.
Com o aquecimento no mundo, temperaturas extremas se tornam cada vez mais prováveis.
O calor pode ser mortal para os humanos e a natureza, e causar grandes problemas a construções, estradas e sistemas de energia.
E após temperaturas recordes de 48,8ºC na Itália e 49,6ºC no Canadá neste verão, cientistas alertaram que dias com mais de 50ºC acontecerão em outros lugares a menos que cortemos as emissões de combustíveis fósseis.
Fonte: BBC