Às 6h50 de sexta-feira (17) o olho do 14.º tufão do ano já estava a 190km da cidade de Goto (Nagasaki), com 990hPa e raios de 390km no norte e 330km no sul.
Depois de ficar praticamente estagnado e com previsão de se transformar em ciclone tropical, ganhou potência. O Chanthu se move a 15km/h e, por volta das 18h, a cidade de Fukuoka (província homônima) deverá ficar sob o olho dele.
Devido ao ar quente que flui do sul, as nuvens de chuva se desenvolvem repentinamente, mesmo em locais distantes do tufão. Com a aproximação do tufão a partir da tarde de sexta-feira, as regiões Kyushu e Shikoku terão chuva muito forte, o que requer cuidado com a possibilidade de desastres.
Na manhã de sábado (18) passará sobre Shikoku e Kansai, seguindo o curso para Tokai. Por isso, nessas regiões também há previsão de chuva forte.
Na região Tokai estão previstos 200 a 300mm até as 6h da manhã de domingo (19), enquanto em Kanto-Koshin se prevê de 100 a 200mm.
Além disso, é preciso tomar cuidado com a tempestade. As rajadas de vento podem chegar à velocidade máxima de 35m/s (126km/h) em Kyushu, Shikoku e Kansai, e 30m/s (108km/h) no sul de Kyushu, Tokai, Kanto-Koshin e Tohoku.
A recomendação é afastar-se da costa pois haverá elevação das ondas.
Portanto, recomenda-se tomar as medidas de segurança em casa, como recolher as coisas do quintal ou da varanda, e ficar atento aos alertas das autoridades municipais.
Fontes: NHK, WeatherNews, Yahoo! e AMJ