Uma garrafa de vidro contendo uma mensagem de 1984 apareceu no Havaí e foi encontrada por uma menina, 37 anos após estudantes do ensino médio no Japão terem lançado no oceano como parte de um experimento.
A mensagem na garrafa, intitulada “investigação da corrente do oceano”, foi escrita pelos estudantes e lançada na Corrente Kuroshio perto de Miyajima, oeste do Japão, como parte de um projeto da escola sobre correntes oceânicas.
A carta selada dentro da garrafa, com data de julho de 1984, pedia a qualquer um que a encontrasse para devolvê-la à escola, a Choshi High School.
A escola disse em uma coletiva de imprensa que havia lançado 450 garrafas em 1984 e mais 300 em 1985 como parte de sua pesquisa sobre correntes oceânicas.
A menina de 9 anos, Abbie Graham, que encontrou a garrafa, estava visitando familiares que moram perto de uma praia na cidade de Hilo quando a descobriu. A garrafa viajou cerca de 7 mil quilômetros.
Até agora, 51 foram encontradas e devolvidas. Entretanto, acrescentou a escola, essa foi a única a ser encontrada desde 2002.
Outras garrafas do experimento foram parar no estado de Washington nos EUA, Canadá, Filipinas e Ilhas Marshall no Pacífico central.
A Choshi High School disse que seus alunos planejam escrever para Abbie agradecendo pelo retorno da garrafa.
In an era of instant messaging, the old-fashioned sail mail has sparked delight on both sides of the northern Pacific Ocean. https://t.co/3WMvrnxA9L
— VICE (@VICE) September 16, 2021
Fonte: CNN