A Honda entrou em acordo com a Google para começar a instalar o sistema operacional Android no ano que vem em principais modelos oferecidos em todo o mundo, disse a gigante de motor de busca na quinta-feira (23), permitindo serviços como navegação e música sendo oferecidos sem o uso de um smartphone.
Ao se juntar com a companhia de tecnologia dos EUA, a Honda visa aumentar a conveniência para o cliente e reduzir custos de desenvolvimento.
O sistema Automotivo Android da Google, introduzido pela primeira vez em 2015, tem o mesmo design básico do sistema operacional para smartphones.
A Volvo da Suécia foi a primeira a adotá-lo, e a General Motors e outras também decidiram usá-lo. A Honda será a segunda companhia japonesa a empregá-lo após a Nissan.
A Honda foi uma das primeiras participantes da Opem Automotive Alliance, que foi lançada com a Google em 2014. A montadora japonesa também teve a experiência de trabalhar com a Android Auto, uma tecnologia que facilita o uso de smartphones Android nos carros.
Mas a Android Auto é baseada no motorista tendo um smartphone no carro para acessar mapas, música e chamadas.
A Android Automotive, por outro lado, incorpora o Android como o sistema operacional para os chamados sistemas de infoentretenimento do carro, tornando um smartphone desnecessário. Apps podem ser importados diretamente para o veículo através de uma conexão telecom.
Fonte: Asia Nikkei