Uma equipe de pesquisadores japoneses diz que está desenvolvendo um sistema de inteligência artificial (IA) que pode vasculhar vários químicos para determinar remédios candidatos para doenças. Ela diz que o programa determinou um medicamento candidato para tratar coronavírus.
O anúncio veio de um grupo liderado pelo eminente professor do Instituto Médico de Biorregulação da Universidade de Kyushu, Keiichi Nakayama.
Métodos gerais convencionais para descobrir medicamentos candidatos levam tempo e esforço, visto que eles envolvem experimentos com muitos químicos um a um.
O grupo diz que seu software de IA descobriu mais de 2,5 milhões de combinações de proteínas patogênicas e químicos que podem reduzir seus efeitos.
Ela diz que o sistema pode agora buscar cerca de 6 mil tipos de químicos por minuto e determinar medicamentos candidatos adequados.
O programa encontrou um antigo medicamento para tratar glaucoma como remédio candidato para coronavírus. Os pesquidadores dizem que um experimento de células cultivadas confirmou que o medicamento pode bloquear infecção viral.
Nakayama citou que o sistema de IA pode identificar medicamentos candidatos 10 mil vezes mais rápido do que os humanos. Ele acrescentou que tem a esperança de que o programa também agilize e facilite o desenvolvimento de medicamentos para câncer e outras doenças.
Fonte: NHK