A gigante de itens esportivos Nike e a gigante do varejo Costco, ambas dos EUA, dizem que estão enfrentando escassez de produtos e atrasos devido a problemas com a rede de fornecimento global.
A Nike disse que a produção e entrega de seus calçados seriam afetadas até a próxima primavera, visto que ela enfrenta problemas com questões de envio e falta de mão de obra na Ásia.
Enquanto isso, a Costco reimpôs limites em itens como papel higiênico.
Ela diz que os clientes estão estocando novamente em meio a temores da Covid-19, mas também está com dificuldades para enviar produtos às lojas.
Em 23 de setembro, a Nike disse que havia reduzido suas perspectivas de vendas para o ano devido à suspensão em curso.
As fábricas da Nike no Vietnã e Indonésia, as quais produzem três quartos de seus calçados, foram atingidas por lockdowns locais. Só no Vietnã, a empresa perdeu 10 semanas de produção neste ano.
Enquanto isso, o tempo necessário para receber seus produtos da Ásia para a América do Norte dobrou, de cerca de 40 para 80 dias. A Nike também observou aumento de tempos de trânsito na América do Norte, Europa, Oriente Médio e África devido a “congestionamento portuário e ferroviário e escassez e pessoal”.
Ela disse que isso foi em parte devido a um ressurgimento do pânico de compras, mas a rede também está com dificuldades para contratar motoristas e obter caminhões e contêineres, para transportar os produtos até suas lojas.
Visto que as economias estão reabrindo, varejistas em todo o mundo têm enfrentado interrupção disseminada em meio a um aumento na demanda por importações.
Fonte: BBC