O governo japonês disse na segunda-feira (27) que relaxará regras de quarentena para pessoas que entram no país e que foram vacinadas contra Covid-19, com início em 1º de outubro, reduzindo o período exigido para autoisolamento de 14 para 10 dias.
Pessoas que foram completamente vacinadas poderão sair desde que testem negativo para o vírus 10 dias após suas chegadas, disse o secretário-chefe do Gabinete Katsunobu Kato em uma coletiva de imprensa.
Somente vacinas desenvolvidas pela Pfizer, Moderna ou AstraZeneca são elegíveis, e um “passaporte vacinal” emitido no Japão ou reconhecido pelo país é exigido.
Pessoas que viajam de quaisquer uma das nações incluindo o Reino Unido, Índia e Filipinas, as quais o Japão vê como tendo um risco elevado de introduzir variantes do coronavírus, tinham que passar 3 dos 14 dias em uma instalação designada pelo governo, mas não precisarão mais fazer isso se elas estiverem completamente vacinadas.
Atualmente, o Japão não permite a entrada de cidadãos estrangeiros em princípio, com as chegadas em sua maioria limitadas a japoneses e estrangeiros que já vivem no país.
Kato disse que as regras de quarentena relaxadas foram as primeiras em uma série de passos em “uma revisão de nossas medidas de fronteira”.
“Adiante, vamos considerar a permissão de entrada dependendo da situação da Covid-19 no exterior, enquanto tomamos medicas incluindo restrições em movimento e testagem”, disse ele.
A Alfainter (veja como reservar passagens aqui) informou que no caso de pessoas que estão vindo do Brasil, a quarentena necessária é de 6 dias no hotel, e completar o período de 14 dias em casa. Mesmo para vacinados. Mais informações na página da Alfainter.
Fonte: Japan Today