Às 19h de terça-feira (28) o Primeiro-Ministro Yoshihide Suga, fez um pronunciamento para anunciar o fim do estado de emergência e das medidas prioritárias na quinta-feira (30), conforme estava previsto.
Estado de emergência
19 províncias em ordem de data: Okinawa, Tóquio, Saitama, Chiba, Kanagawa, Osaka, Ibaraki, Tochigi, Gunma, Shizuoka, Quioto, Hyogo, Fukuoka, Hokkaido, Gifu, Aichi, Mie, Shiga e Hiroshima.
Medidas prioritárias
8 províncias: Ishikawa, Fukushima, Kumamoto, Kagawa, Kagoshima, Miyazaki, Miyagi e Okayama.
Pontos levantados pelo primeiro-ministro
Agradeceu a cooperação de cada um dos cidadãos, enquanto o governo se empenhou na vacinação e na aplicação dos novos medicamentos.
Após o cancelamento, o governo pretende fortalecer ainda mais o sistema médico e à população pede para continuar usando máscara, fazendo higienização das mãos e evitar aglomerações.
O outro aspecto importante é a vacinação, avançada até 69% do público alvo, sendo que 90% dos idosos já estão inoculados, ultrapassando o índice nos Estados Unidos, e pretende chegar a 80% em outubro.
A vacinação evitou que os idosos ficassem em estado grave e também reduziu o número de pessoas infectadas no fim da quinta onda, por isso, pede para quem ainda não se vacinou, que o faça.
Como fica a partir de 1.º de outubro
O que muda na vida das pessoas com o fim desse período que dura 4 meses e alguns dias para a população de Okinawa e 2 meses e meio em Tóquio?
Eventos
Em relação aos eventos, um mês após o fim do estado de emergência, reduzir o público a 50% ou no máximo até 10 mil pessoas.
Deslocamento para outras províncias
Para quem precisa viajar a trabalho ou quer passear para outras províncias e não está vacinado, a recomendação é fazer o teste PCR.
Karaokê
Para os donos de karaokê, há duas orientações. Se as bebidas alcoólicas são o ponto forte, pedir para os clientes não usarem o equipamento de karaokê pelo menos um mês depois do fim do estado de emergência. Se o ponto forte é o karaokê, deve tomar todas as medidas preventivas dentro do estabelecimento.
Restaurantes, bares e pubs
Para os restaurantes, bares e pubs que já obtiveram o reconhecimento de estabelecimento com as medidas de segurança, podem encerrar às 21h. No entanto, os que não obtiveram devem encerrar às 20h.
Em ambos os casos podem servir bebida alcoólica até 1 hora antes de encerrar o expediente, mas durante um mês será observado se aumenta ou não a infecção. Cada governador pode estabelecer as regras nas respectivas províncias, como por exemplo, limitar o número de pessoas por mesa.
Passou-se um ano após assumir como primeiro-ministro e prestes a deixar o cargo, por isso, agradeceu à população.
Fontes: Gov, ANN e NHK