Vacinas contra influenza são seguras para serem administradas ao mesmo tempo em que as de Covid-19 da Pfizer e AstraZeneca, de acordo com o primeiro ensaio clínico a investigar a coadminitsração das doses em uma única vez.
Enquanto algumas pessoas tenham sofrido mais efeitos colaterais com certas combinações de vacinas contra influenza e Covid-19, as alterações foram principalmente de leves a moderadas, descobriu o estudo.
Os efeitos colaterais mais comuns incluíram dor no local da injeção e fadiga temporária, dor de cabeça e dor muscular.
Testes de sangue em voluntários do ensaio sugerem que não houve impacto negativo nas respostas imunes tanto na vacina da influenza como da Covid-19 quando as doses foram aplicadas uma atrás da outra, em braços diferentes, embora um dos imunizantes contra influenza, o FluBlok da Sanofi, pareceu ser mais potente quando administrado junto com a dose da Pfizer.
Pesquisadores do estudo sobre Combinação de Vacinação contra Influenza e Covid-19 (ComFluCov) disseram que as descobertas sustentaram orientação recente do Comitê Conjunto de Vacinação e Imunização (JCVI) para oferecer reforços de vacina contra coronavírus junto com os de influenza neste outono e inverno.
O ensaio, que ocorreu em 12 locais do Serviço Nacional de Saúde (NHS) na Inglaterra e País de Gales, analisou efeitos colaterais e respostas imunes quando 679 pessoas receberam suas segundas doses da Pfizer ou AstraZeneca em um braço seguidas por um das três de influenza no outro.
Fonte: The Guardian