O Ministério da Saúde do Japão está em negociações com a farmacêutica dos EUA, a Merck, para obter um remédio oral para tratar a Covid-19 desenvolvido pela empresa para uso por aqueles que sofrem com sintomas leves, disseram na segunda-feira (4) fontes com conhecimento do assunto.
O antiviral molnupirarvir, que evita que o vírus entre ou se multiplique no corpo, pode ser tomado em casa ao contrário dos medicamentos existentes casirivimabe e imdevimabe, os quais são administrados via intravenosa em um tratamento de “coquetel de anticorpos”, aumentando as esperanças de que ele possa reduzir a pressão sobre instalações médicas.
A Merck deve solicitar o uso de emergência do medicamento nos EUA, com o Ministério da Saúde do Japão devendo seguir os passos ao aprová-lo rapidamente assim que a solicitação para uso doméstico for feita, disseram as fontes.
O uso do molnupiravur reduziu à metade a probabilidade de hospitalização ou morte por Covid-19, de acordo com uma análise provisória de ensaios clínicos em áreas incluindo Japão, Europa e EUA.
Um total de 7,3% havia sido internado ou morreu no 29º dia após tomar o medicamento oral, comparado a 14,1% que recebeu placebo, disse a empresa.
A Pfizer dos EUA, a Roche Holdings AG da Suíça e a Shionogi do Japão também estão trabalhando para desenvolver um remédio oral para tratar a Covid-19.
Fonte: Asia Nikkei