O Fundo Monetário Internacional – FMI alertou que se os problemas que rodeiam o Grupo Evergrande da China se espalharem para o setor imobiliário mais amplo, isso poderia afetar o mercado financeiro global.
O FMI publicou seu mais recente Relatório de Estabilidade Financeira Global na terça-feira (12). Ele alerta que a Evergrande poderia ser dirigida para uma negligência.
Os economistas dizem que o impacto dos problemas da Evergrande até agora é limitado, mas se a situação piorar, há um risco de que estresse financeiro mais amplo surgirá.
Isso teria implicações para a economia da China e o setor financeiro, assim como mercados globais.
Os economistas temem que se preocupações com crédito se espalharem para o setor imobiliário mais amplo, prejuízos em instituições financeiras poderiam aumentar, incluindo aqueles nos chamados bancos-sombra.
Eles dizem que preços mais baixos de habitação também poderiam afetar o gasto do consumidor e prejudicar a economia.
Mas a curto prazo, eles dizem que estrategistas econômicos têm ferramentas para reduzir quaisquer impactos na economia.
A termo mais longo, o FMI diz que Pequim deveria fortalecer estruturas para lidar com reestruturação corporativa e insolvência e que afirma que medidas de suporte que são muito amplas poderiam aumentar riscos futuros.
A Evergrande, que sofre com endividamento, é a segunda maior empresa imobiliária da China em vendas, tornando-a o 122º maior grupo do mundo em receita, de acordo com a lista Fortune Global 500 de 2021.
Fonte: NHK