O Departamento de Estado dos EUA – DoS disse que emitiu o primeiro passaporte com um “X” para indicação de gênero, ao invés de “M” ou “F” para masculino ou feminino.
O porta-voz do DoS, Ned Price, disse na quarta-feira (27) que o departamento está avançando com a adição do marcador de gênero X para pessoas não binárias, intersexo e de variação de gênero que solicitam passaporte nos EUA.
Price disse que o departamento planeja oferecer essa opção a todos os solicitantes de passaporte de rotina uma vez que ele completar o sistema exigido e atualizações de formulários no início de 2022.
A Reuters entrevistou Dana Zzyym, residente do Colorado, que obteve o primeiro passaporte dos EUA a ser emitido com um X para gênero. Essa pessoa é intersexo, nascida com a condição física de ser parcialmente masculina e feminina, e se identifica como eles (as).
Zzym ganhou uma batalha a justiça junto ao Departamento de Estado dos EUA para designar seu gênero como X em um passaporte dos EUA.
Segurando seu passaporte recém-emitido com um marcador de gênero X, Zzyym disse que navegar em um mundo onde sua identidade de gênero não era válida, “eu me sentia como se estivesse em uma prisão, basicamente”.
“Consigo ser eu, em todo sentido do mundo. É um momento excitante para mim agora”, disse Zzym.
Fonte: NHK