Granja em cidade na província de Akita onde a gripe aviária foi detectada (NHK)
Na quinta-feira (10), o Ministério do Meio Ambiente do Japão elevou o alerta nacional de gripe aviária para o mais alto após vírus altamente patogênicos terem sido detectados em 2 províncias.
Publicidade
Vírus da influenza aviária foram encontrados em frangos de uma granja na cidade de Yokote (Akita) e na água de um arrozal na cidade de Izumi (Kagoshima).
Um instituto de pesquisa nacional confirmou que o vírus detectado em Akita era o H5N8, que é a cepa fatal a qual causou o maior surto de gripe aviária do país no inverno passado. A cepa encontrada na província de Kagoshima também foi identificada como um vírus H5.
O Ministério da Agricultura suspeita que um animal selvagem pode ter carregado o vírus.
O Ministério do Meio Ambiente está pedindo aos governos locais em todo o país que intensifiquem o monitoramento de aves selvagens.
Provavelmente, o ministério designará um raio de 10Km dos locais de infecção em Akita e Kagoshima como áreas de vigilância prioritárias e conduzirá pesquisas com autoridades nas duas províncias.
Segundo o ministério é improvável que a gripe seja transmissível aos humanos, a menos que eles entrem em contato excessivo com aves infectadas.
Contudo, funcionários do ministério estão pedindo às pessoas que lavem bem as mãos e façam gargarejo se tocarem em excrementos de aves e informem autoridades locais quando encontrarem uma ave selvagem morta.
Fonte: NHK