O nível de água do maior lago do Japão é o menor em 14 anos, devido à falta de chuva.
O governo central e autoridades locais disseram que estão monitorando a situação no Biwako, lago na província de Shiga, dizendo que cortes de água podem ser necessários se os níveis de água continuarem a cair.
Uma quantidade de chuva menor que o normal caiu na província de Shiga durante a temporada de tufões.
O nível de água do Biwako desde as 6h de segunda-feira (15) era de 63cm abaixo da linha de referência. O nível médio da temporada situa-se a 36cm abaixo da linha.
O Biwako abastece água para cerca de 14,5 milhões de residentes e trabalhadores nas províncias de Shiga, Osaka, Quioto e Hyogo.
O escritório regional do ministério da terra que ajusta os níveis de água do lago reduziu a quantidade de água retirada para 15 toneladas por segundo, o que é considerado um nível mínimo de uso para a área que ele abastece.
Em setembro de 2002, fornecimentos de água foram reduzidos por 3 meses após o nível no lago Biwa ter ficado abaixo da linha de 90cm.
O chefe do escritório diz que os níveis de água poderiam cair ainda mais. Ele acrescentou que funcionários continuarão a monitorar o clima e níveis de água no Rio Seta que nasce no Biwako.
O observatório local do clima mantém que os níveis de água continuarão baixos no lago por enquanto, visto que a província de Shiga recebe pouca chuva em novembro.
O governo provincial planeja estabelecer um painel de força-tarefa para discutir sobres cortes de água se os níveis ficaram abaixo da linha de 65cm.
Fonte: NHK