Acredita-se que uma mulher da Argentina seja a segunda pessoa conhecida cujo corpo eliminou naturalmente o vírus da imunodeficiência humana (HIV) sem tratamento.
A mulher de 30 anos não apresentou sinais de HIV – que pode causar em AIDS se não tratado – oito anos após seu diagnóstico inicial, apesar de não receber tratamento com células-tronco ou outros, aparentemente tornando seu caso raro do que é descrito como “cura esterilizadora”, divulgou a CNN.
O novo estudo foi publicado nos Anais de Medicina Interna.
A constatação da primeira pessoa que se curou naturalmente do HIV foi uma mulher de 67 anos chamada Loreen Willenberg, de acordo com a CNN Health.
Amostras de sangue da paciente de HIV foram analisadas por Xu Yu, coautora do estudo do Instituto Rahon do Hospital Geral de Massachusetts, MIT e Harvard e seus colegas na Argentina entre 2017 e 2020. A mulher também deu à luz em março de 2020, permitindo aos pesquisadores coletarem tecidos da placenta.
A mulher não usou nenhum tratamento antirretroviral até 2019, quando ela ficou grávida. Entretanto, após ela ter dado à luz um bebê saudável que não testou positivo para HIV, a mulher suspendeu as terapias de HIV.
Atualmente não está claro como o corpo da mulher conseguiu eliminar o HIV, embora Yu tenha dito que provavelmente era uma “combinação de diferentes mecanismos imunes”.
Fonte: The Hill