A Apple está acelerando o desenvolvimento de seu carro elétrico e redefinindo o projeto em torno de capacidades completamente autônomas, segundo pessoas com conhecimento do assunto.
Nos últimos vários anos, a equipe de carros da Apple havia explorado dois caminhos simultâneos: criar um modelo com capacidades autônomas limitadas focadas em condução e aceleração – similar à maioria dos carros atuais da Tesla – ou uma versão com habilidade totalmente autônoma que não exige intervenção humana.
Sob os esforços do novo líder – o executivo de software da Apple Watch, Kevin Lynch – engenheiros agora estão se concentrando na segunda opção.
Essa é simplesmente a mais recente mudança para a aposta do carro, conhecido como Special Projects Group ou “Projeto Titan”, que enfrentou alterações estratégicas e rotatividade executiva desde 2014.
Na tentativa de dominar carros autônomos, a Apple está perseguindo um cálice sagrado dentro da indústria. Gigantes da tecnologia e de automóveis têm investido anos em veículos autônomos, mas as capacidades continuam inatingíveis.
Internamente, a Apple tem a meta de lançar seu carro autônomo em 4 anos, mais rápido do que o cronograma de 5 a 7 anos que alguns engenheiros vinham planejando para o início deste ano.
Mas o tempo é flexível e atingir a meta de 2025 é dependente da habilidade da companhia em concluir o sistema autônomo – uma tarefa ambiciosa nesse cronograma.
Se a Apple não for capaz de atingir sua meta, ela ou pode atrasar o lançamento ou inicialmente vender um carro com menos tecnologia.
Fonte: Japan Times