O diretor médico executivo da Moderna Inc., Paul Burton, disse que ele suspeita que a nova variante da Covid-19, a ômicron, pode escapar de atuais vacinas, e se sim, uma dose reformulada poderia estar disponível no início de 2022.
“Devemos saber sobre a habilidade da atual vacina para oferecer proteção nas próximas semanas”, disse Burton no domingo (28) no Andrew Marr Show da BBC.
A proteção ainda deve existir, dependendo que quanto tempo a pessoa foi vacinada, e por enquanto a melhor coisa é tomar uma (vacina) dos atuais imunizantes contra Covid-19 disse Burton.
A emergência da cepa ômicron viu países se apressarem para limitar viagens do sul da África. Temores de que ela pode exacerbar um aumento de Covid-19 no inverno no hemisfério norte e comprometer uma recuperação econômica global enviaram uma onda de aversão ao risco em todos os mercados globais na sexta-feira (26).
A Moderna disse em um comunicado na sexta-feira que ela estava trabalhando rapidamente para testar a atual vacina contra a variante ômicron, e estudando duas candidatas para reforço.
Fonte: Japan Times