Após a confirmação da segunda pessoa infectada com o novo coronavírus com variante ômicron, o MHLW-Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar anunciou que 184 passageiros, os quais estavam nos mesmos aviões, estão sendo monitorados como contato próximo.
O homem, na faixa dos 20 anos, passageiro vindo do Peru via Doha, Qatar, foi o segundo caso, seguido do diplomata namíbio. O que esteve no Peru recebeu as duas doses da vacina até outubro. Depois que foi para a instalação de quarentena, se queixou de febre e dor de garganta, informou o ministério.
Onde estão as pessoas que tiveram contato próximo
Inicialmente, o MHLW havia considerado contato próximo 40 passageiros das respectivas aeronaves, mas a partir de quarta-feira (1.º) todas as 70 pessoas que estavam no mesmo avião do namíbio e mais 114 do outro vindo do Peru, passaram a ter a saúde monitorada em Tóquio, Kanagawa, Chiba, Saitama, Aichi, Gifu e Hyogo.
O MHLW informou que conseguiu contato com todas e nenhuma apresentou sintomas. Cada província fica responsável pela gestão da realização de testes PCR e monitoramento da situação da saúde em instalação de quarentena, com base nas diretrizes do governo do país.
Fontes: Yomiuri e FNN