Moradores do vilarejo próximo ao Monte Semeru fogem e veículos cobertos pelas cinzas vulcânicas (Twitter @JogjaUpdate – You Tube/South China Morning Post)
Equipes de resgate estão em busca de sobreviventes em vilarejos soterrados por cinzas quentes, após o vulcão no Monte Semeru na ilha indonésia de Java ter entrado em erupção no sábado (4).
Publicidade
Quatorze pessoas morreram e dezenas ficaram feridas, disseram autoridades de emergência .
Um voluntário no distrito próximo de Lumajang filmou policiais e militares trabalhando para retirar corpos das cinzas com as próprias mãos.
Cinzas cobriram as casas até o teto e deixaram veículos praticamente cobertos.
Taufiq Ismail Marzuqi, que filmou a dificuldade para retirar os corpos, disse à agência de notícias Reuters que os esforços eram “muito desanimadores”.
Pelo menos 11 vilarejos em Lumajang, Java Oriental, ficaram cobertos com cinza vulcânica. Cerca de 56 pessoas ficaram feridas.
O chefe da agência geológica da Indonésia disse que a chuva pesada na área da cratera do Monte Semeru fez com que ele desabasse parcialmente, causando a erupção. Não houve aumento na sismicidade para sugerir qualquer mudança no fluxo de magma, disse ele.
O Centro de Alerta de Cinzas Vulcânicas (VAAC) em Darwin, na Austrália, disse que as cinzas da erupção parecem ter se dissipado. O VAAC fornece orientação à indústria da aviação sobre a localização e movimento de cinzas vulcânicas potencialmente perigosas.
As cinzas que se solidificam em partes mais frias de motores de aviões podem interromper o fluxo de ar, o que pode levar à paralisação ou falha completa do componente. Elas também refletem a visibilidade dos pilotos e podem afetar a qualidade do ar da cabine – tornando o uso de máscaras de oxigênio uma necessidade.
O Monte Semeru está em estado de erupção permanente e regularmente lança cinzas até 4,3 mil metros de altura, então a erupção de sábado foi um “aumento de intensidade bem significativo”, disse Campbell Biggs, meteorologista no VAAC, à rede BBC.
Fonte: BBC