Envelope contendo uma cédula de 10 mil ienes, recebido por uma residente (NHK)
Residentes de um bairro foram surpreendidos com um envelope comum contendo uma cédula de 10 mil ienes, sem nenhum bilhete ou carta explicando o motivo.
Publicidade
Cerca de 20 pessoas levaram o caso ao conhecimento da polícia, portanto, até terça-feira (14), eram 200 mil ienes, sem causa específica. Não se sabe se foi uma doação espontânea tampouco o propósito disso.
Isso vem acontecendo em uma área residencial de Asahi-ku, cidade de Osaka (província). Uma residente local, casada, com 2 filhos, fez contato com a NHK e explicou que foi o marido quem encontrou esse envelope de cor parda, sem nada escrito, por volta das 9h de 31 de outubro. Chegaram a pensar que foi alguma brincadeira de Halloween, mas como o casal não descobriu de quem, resolveu levar o envelope ao posto policial (koban).
Por volta das 7h de 4 deste mês, a mulher encontrou novamente um envelope, sem remetente, contendo 3 notas de mil ienes, igualmente sem nenhuma carta.
Um idoso, de 70 anos, o qual reside perto da casa dessa mulher, também recebeu e o encaminhou ao koban. Segundo ele, outros vizinhos relatam o mesmo e alguns chegam a brincar dizendo que a misteriosa doação se trata de um ねずみ小僧 (lê-se Nezumi Kozo) da era Reiwa.
Esse é o apelido dado a Jirokichi Nakamura, que viveu entre 1797 a 1831, o qual se transformou em herói porque furtava dos ricos para distribuir aos pobres, uma espécie de Robin Hood japonês. Nezumi Kozo ficou tão famoso que se tornou personagem de peças de teatro, kabuki e até da cultura pop moderna.
Fonte: NHK